19/03/2010

O 25 DE ABRIL VISTO MAIS TARDE

O 25 de Abril de 1974 continua a dividir a sociedade portuguesa, sobretudo nos estratos mais velhos da população que vivem os acontecimentos, nas facções extremas do especto político e nas pessoas politicamente mais empenhadas. A análise que se segue refere-se apenas ás divisões entre estratos sociais.
Existe actualmente dois pontos de vista dominantes na sociedade portuguesa em relação ao 25 de Abril.
Quase todos reconhecem, de forma ou de outra, que o 25 de Abril representou um grande salto no desenvolvimento politico social do país. Mas as pessoas mais á esquerda do aspecto politico tendem a pensar que o espírito inicial da revolução se perdeu. O PCP lamenta que a revolução não tenha ido mais longe e que muitas conquistas da revolução se foram perdendo.
De uma forma geral, ambos os lados lamentam a forma como a descolonização foi feita enquanto que as pessoas mais á direita lamenta as nacionalizações feitas no período imediatamente ao 25 de Abril de 1974 que condicionaram sobre maneira o crescimento de uma economia já então fraca.

1 comentário:

Lídia Borges disse...

Interessante, sobretudo no aspecto da imparcialidade que ressalta do texto, factor que o situa num espaço quase jornalístico.
Os slides a levarem-nos numa viagem ao passado recente.